Grãos e Oleaginosas são recursos renováveis com oferta global continuamente flutuante que, em grande parte, é determinada por ciclos de produção agrícola, condições climáticas e mudanças frequentes na demanda global.
Os futuros e opções de Grãos e Oleaginosas no CME Group oferecem a possibilidade de gerenciar múltiplos cenários de mercado. Eles permitem que os participantes, tais como produtores, armazéns de grãos, comerciantes, processadores de alimentos, importadores e exportadores, lidem com os riscos de preços associados à venda ou à compra de grãos e oleaginosas.
No caso de especuladores, Grãos e Oleaginosas fornecem ferramentas para capitalizar sobre oportunidades de lucro potencial. Ao visualizar este módulo, você terá uma visão geral do complexo de Grãos e Oleaginosas no CME Group e uma ideia geral de como esses contratos são estruturados.
Os contratos incluem futuros e opções sobre:
Aveia
Arroz
Milho
Três classes de trigo
Soja e subprodutos da soja:
Óleo de soja e farelo de soja
Trigo
O Trigo Vermelho Mole de Inverno de Chicago foi o primeiro contrato futuro de trigo listado por volta de 1800 com base no trigo utilizado principalmente para biscoitos e doces. O Trigo Vermelho Duro de Inverno de Kansas City representa o trigo com alto teor de proteína que é usado principalmente no pão. O Trigo da União Europeia (UE) representa o trigo de moagem macia cultivado na Europa.
Cada produto de futuros de Grãos e Oleaginosas tem base em um tamanho de contrato de 5.000 bushels com exceção do Óleo de Soja que é de 60.000 libras, do Farelo de Soja que é de 100 toneladas e do Arroz Integral que tem 2.000 quintais.
O Milho, a Soja, o Trigo Vermelho Mole de Inverno de Chicago e o Trigo Vermelho Duro de Inverno de Kansas City, cada um oferece um Contrato Mini de 1.000 bushels para aqueles cujas necessidades são mais bem atendidas por um produto de menor porte.
Os meses de negociação para cada contrato são definidos para coincidir com as respectivas temporadas de plantio e colheita de cada commodity, de modo a garantir que os hedgers sejam capazes de obter proteção durante os períodos críticos de crescimento da lavoura.
Esses futuros de referência de Grãos e Oleaginosas são negociados eletronicamente via CME Globex e têm entrega física.
A Indústria da Palma
Além dos produtos de referência de Milho, Soja e Trigo, você também pode negociar contratos de Óleo de Palma e Oleína de Palma que têm base no óleo comestível mais consumido no mundo.
A indústria de palma é caracterizada pela produção e processamento contínuos e os futuros do Calendário de Óleo de Palma e Oleína de Palma permitem que os participantes deste mercado gerenciem o risco de preço a que estão expostos diariamente. Esses contratos estão denominados em dólares dos EUA e são negociados no CME Globex. Ao contrário dos contratos de referência de Grãos e Oleaginosas, eles são liquidados em dinheiro e não por entrega física.
Em 1984, foram lançadas as opções sobre futuros Agrícolas que proporcionaram uma ferramenta adicional de "hedge" de risco para quem procura gerenciar o risco de preço. Desde então, aumentaram os tipos disponíveis de opções Agrícolas, de modo a incluir alternativas que proporcionem maior flexibilidade e mais oportunidades para hedgers e especuladores.
Enquanto os futuros Agrícolas são negociados apenas eletronicamente, as opções Agrícolas ainda são negociadas no chão de negócios da Bolsa, bem como eletronicamente no CME Globex. Você pode aprender mais sobre os vários tipos de opções disponíveis no módulo de opções Agrícolas.
Sumário
Agora que você tem uma visão geral dos tipos de contratos de Grãos e Oleaginosas disponíveis no CME Group, confira outros módulos que darão exemplos de como esses produtos são usados para negociação e gerenciamento de riscos.